quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

"E o Oscar vai para..."


A noite do dia 22 teve um gostinho especial para os cinéfilos de plantão, e infelizmente, só para aqueles que pagam por uma programação televisiva que valha a pena, já que a grande e poderosa Globo optou por transmitir a patifaria do carnaval carioca.

A entrega começou pontualmente ás 22:30 com transmissão feita pelo canal TNT, com comentários de Rubens Edwald Filho. Hugh Jackman mostrou desenvoltura mostrando-se um verdadeiro showman, começando fazendo uma paródia a crise mundial, apresentando de forma barata e criativa alguns dos indicados ao prêmio.

O Oscar, como não poderia deixar de ser, pecou em alguns critérios que podemos chamar de técnicos. Como por exemplo, abertura de cortinas com atraso, vídeos que foram apresentados também com atraso, mas nada que apagasse o brilho de uma das noites mais importantes do cinema mundial.

Em meio a todos os indicados, não houve muita surpresa, a não ser no meu ver, a escolha de melhor ator, que premiou Sean Penn, que interpreta o ativista político homosexual Harvey Milk em "Milk". Confesso que minha espera e torcida eram para Mickey Rourke, em seu papel em "O Lutador", mas depois de conferir "Milk", pude ver que a minha espera era realmente somente por torcer, pois Sean interpreta uma história real com uma força incrível.

Diante de toda a apreensão para a entrega do prêmio de melhor ator coadjuvante, Heath Ledger levou a estatueta, e foi representado por sua família, e não por sua filha Matilda como era especulado. Penélope Cruz levou o prêmio de melhor atriz coadjuvante por seu papel explosivo em "Vicky Cristina Barcelona" de Woddy Allen, fazendo uma menção honrosa para Pedro Almodóvar, e Kate Winslet depois de seis indicações, desbancou Meryl Streep que concorria ao prêmio pela 15° vez, e levou o prêmio por sua atuação em o "Leitor".

O ganhador estrangeiro foi a película "Departures" do Japão,fato que não acontecia desde a entrega do Oscar honorário em 1990 para o também japonês Akira Kurosawa. O já esperado prêmio de melhor animação foi entregue a "Wall-e", e o grande concorrente da noite "O Curioso Caso de Benjamin Button" ficou apenas com alguns prêmios técnicos, como maquiagem e efeitos visuais.

O grande vencedor da noite foi "Quem quer ser um milionário" de Danny Boyle, diretor que já foi ao mundo das drogas em "Trainspotting" até o centro da terra em "Sunshine". Danny, além de levar o prêmio de melhor diretor venceu em mais sete categorias, incluindo melhor filme.

O Oscar em 2009 mostrou dinamismo, ao levar para o palco artistas como Alicia Keys para apresentar um dos prêmios. Beyonce Knowles que particiou em uma das apresentações musicais ao lado de Hugh, John Legend que cantou uma das músicas indicadas ao prêmio de melhor canção original, e não esquecendo da entrega de um prêmio humanitário para Jerry Lewis, por ter contribuído para a criação da Associação de Distrofia Muscular.

Duas palavras definem o Oscar 2009: Justiça e humanismo.

Nenhum comentário: